top of page

Vacinação


Uma das responsabilidades para com o filhote adquirido, é zelar pela saúde dele. Para isso é necessário que a vacinação seja completa e permaneça em dia.

Quando nascem, os filhotes contam com os anticorpos da mãe, após o desmame eles não tem mais a proteção obtida pelo leite materno, e as vacinas são para prevenir seu filhote de diversas doenças.

As principais doenças são:

- Cinomose — uma virose grave, podendo causar tosse intensa e diarreia. Os cães com cinomose frequentemente desenvolvem uma pneumonia fatal ou até mesmo paralisia.

- Hepatite — esse distúrbio grave, que é causado por um vírus altamente infeccioso e afeta o fígado, pode se desenvolver de forma extremamente rápida.

- Parvovírus — esse vírus, que sobrevive no ambiente por muitos meses, costuma afetar os filhotes, provocando uma diarreia sanguinolenta frequentemente fatal.

- Coronavírus – esses vírus replica-se no interior do intestino delgado e é limitada ao máximo de dois terços do intestino delgado e nódulos linfáticos locais, causa vômito e diarréia.

- Vírus da Parainfluenza — um vírus envolvido na etiologia da “tosse dos canis”, que é altamente contagiosa e costuma se desenvolver em ambientes onde existem muitos cães em proximidade estreita.

- Leptospirose – uma infecção bacteriana que é disseminada por ratos, frequentemente através de água contaminada, e causa insuficiência hepática/renal grave e também pode ser transmitida dos cães para os seres humanos. Existem 3 tipos de leptospirose.

Para ter uma vacinação completa o filhote precisa tomar 3 doses da vacina polivalente.

Aqui utilizamos a vacina Vanguard Plus V10 (que previne todas essas doenças), do laboratório Pfizer (EUA)

Segue o nosso ciclo de vacinação:

- 30 dias – Vacina Puppy (Parvovirus + Cinomose) - Nobivac

Essa vacina é a única que pode ser utilizada em filhotes com menos de 45 dias de vida, pois ela não altera a imunindade que o filhote adquiriu da mãe durante a amamentação. Auxilia na prevenção da Parvovirose e Cinomose.

- 45 dias – 1ª dose Vanguard Plus V10 (10 cepas) – Pfizer

- 60 dias – Bronchi Shield III (Gripe) – Fort Dodge (importada)

Essa vacina auxilia na prevenção das doenças causadas pelo Adenovírus Canino Tipo 2, pelo vírus da Parainfluenza Canina e pela Bordetella bronchiseptica.

Vacina em dose única, intranasal, e a que tivemos os melhores resultados com relação à reações e prevenção.

- 66 dias – 2ª dose Vanguard Plus (V10 – 10 cepas) – Pfizer (importada)

- 87 dias – 3ª dose Vanguard Plus (V10 – 10 cepas) – Pfizer (importada)

- A partir de 4 meses – Defensor (Raiva) - Pfizer (importada)

E ssa vacina auxilia na prevenção da Raiva.

- A partir de 4 meses – GiardiaVax (Giardíase) – Fort Dodge (importada)

Essa vacina auxilia na prevenção de giardíase, em 2 doses com intervalo de 21 dias.

Depois desse processo, seu filhote já esta com a vacinação totalmente completa.

Lembrando que as vacinas devem ser repetidas anulmente. E aconselhamos que seja utilizadas as mesmas vacinas utilizadas em nosso canil, para manter a qualidade da vacinação. Todas as vacinas devem ser aplicadas por médico veterinário.

Jamais utilize vacinas compradas em lojas de ração e petshops! Você pode colocar a vida do seu filhote em risco .

Agora é só curtir e passear bastante com seu filhote. Em breve teremos um post só sobre passeios, continue acompanhando.

Com Carinho,

Vivian Soares

Canil Placidus Bull


Featured Posts
Recent Posts
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Follow Us
Nenhum tag.
Search By Tags
bottom of page